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Entenda como funciona o processo de compra on-line: da aquisição do produto até a entrega.
Hoje em dia, fazer compras pela internet já se tornou algo comum para a maioria das pessoas, afinal, além de ser simples, é bem mais prático do que se deslocar até uma loja física.
No entanto, ainda há quem tenha receios e dúvidas sobre comprar à distância. Se você é uma dessas pessoas, confira, abaixo, as respostas dos seus principais questionamentos sobre o funcionamento do e-commerce.
Como funciona a entrega de uma compra on-line?
O processo de entrega de uma compra virtual é dividido em quatro etapas principais:
- notificação;
- coleta;
- roteirização,
- entrega.
Notificação
Na notificação, a loja virtual é avisada que uma nova compra foi realizada. A partir da confirmação do pagamento, o pedido é separado e embalado para ser enviado.
Nesta etapa, também é feita a validação do endereço de envio, a emissão da nota fiscal, a confirmação da disponibilidade do produto em estoque, a definição da empresa de transporte e a classificação do pedido.
A classificação leva em conta o peso do produto já embalado, a data da compra, o local de entrega e outros pontos importantes.
Coleta
A etapa de coleta fica a cargo da empresa transportadora, responsável pela entrega que, literalmente, coleta o pedido na base da loja virtual.
Esse processo é registrado por meio de documentos, para que a loja tenha controle sobre a entrega do produto.
Ademais, vale a pena ressaltar que o prazo de entrega disposto no site começa a valer a partir da coleta.
Roteirização
A roteirização é uma etapa muito importante da entrega e que faz total diferença para a empresa.
Nela, os pedidos são classificados com base em seu endereço de entrega, para que os envios sejam feitos para localizações próximas umas das outras, no mesmo período.
Assim, a loja poupa recursos, pois evita que o entregador precise ir e voltar para o mesmo lugar várias vezes.
Entrega
Por fim, é feita a tão esperada entrega. Nela, o cliente recebe o produto comprado pelo site em sua casa.
Normalmente, é preciso assinar um papel para confirmar o recebimento e, em alguns casos, o número de um documento também pode ser solicitado.
Esse processo também faz parte do controle da loja, para que ela saiba se a empresa de transportes está cumprindo os prazos.
Quais são as modalidades de entrega do e-commerce?
Em geral, as lojas virtuais disponibilizam duas opções de entrega para seus clientes: feita por transportadoras ou pelos Correios.
A escolha da empresa de transporte varia de acordo com vários fatores, sobretudo, o valor, já que cada uma delas cobra preços diferentes.
No entanto, independente disso, a base de cálculo do custo do frete é composta por: opção de envio, CEP da entrega, peso e tamanho do produto.
Naturalmente, entregas mais rápidas são mais caras, assim como localidades afastadas do endereço físico da loja e produtos mais pesados.
Correios
Quando a entrega é realizada via Correios, a empresa tem duas alternativas: fazer um contrato com a agência ou pagar valores individuais para cada produto enviado.
Caso a loja opte pelo contrato, o pagamento é mensal, e há descontos no envio. Do contrário, as taxas são pagas no momento do despacho, e o valor pago é cheio, sem nenhum tipo de desconto.
Quando o valor do frete não é repassado ao cliente, ainda assim, está embutido na compra. Portanto, pode-se dizer que é mais vantajoso para o consumidor que a loja faça esse contrato.
Transportadoras
Ao optar pelas transportadoras, o contrato é obrigatório. Já os prazos e as formas de pagamento são combinados entre a loja e a transportadora escolhida, pois cada um dos prestadores desse tipo de serviço possui valores e processos internos, particulares e distintos.
Ainda, há sites que repassam as duas opções para o cliente, permitindo que ele escolha a que mais lhe agrada de acordo com os prazos e os preços cobrados.
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