sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Qual a importância do crossmedia em uma estratégia de marketing?

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A mídia é consumida constantemente pelo público brasileiro em suas mais variadas formas, então, investir nesta forma de comunicação para sua empresa pode alavancar significativamente suas vendas.

Pensando nisso, é imprescindível compreender quais as melhores formas de se conectar com o público utilizando as ferramentas que muitas vezes extrapolam as mídias convencionais.

Algumas estratégias de marketing surgem como novas opções de mercado, mais atualizadas e aproveitando ferramentas que se encaixam com as demandas de um novo tipo de público.

Com o aumento do uso da internet e de redes sociais, as relações entre o consumo de materiais midiáticos acabou se transformando e criando novas formas de transmissão de conteúdo, gerando os termos transmídia e crossmídia.

Qual a diferença entre transmídia e crossmídia?

O primeiro termo identifica aquilo que “ultrapassa a mídia”. Significa que a mensagem será reproduzida em uma série de mídias diferentes, de forma complementar. 

Dessa forma, para conseguir compreender a mensagem em sua totalidade, é necessário consumir todos os tipos de mídia relacionados ao objeto em questão.

Produtos transmídia relacionam seu conteúdo ligando literatura, cinema, televisão e mais recentemente a internet para criar um universo de informações que pode ser consumido parcialmente, mas acaba deixando o contexto da obra incompleto.

Apesar de beber muito da fonte digital, a transmídia não se limita a esses meios, buscando o maior alcance possível dentro de suas competências.

É comum utilizar os mais variados meios em busca de um compreendimento melhor da mensagem que tenta ser passada, com cada nova proposta servindo como apoio para criar uma grande narrativa.

Um painel em ps posicionado estrategicamente em um lugar privilegiado de uma cidade pode iniciar uma campanha muito maior, utilizando diversas ferramentas, por exemplo:

  • Fotografias;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Interação em filmes e séries;
  • Entre outras técnicas. 

Com essas ferramentas, é possível buscar uma identidade singular entre todos os meios de comunicação.

Já o crossmídia entrega o conceito da propagação em massa de uma mensagem, utilizando as várias ferramentas midiáticas para transmitir a mesma informação.

É preciso, entretanto, planejar como a proposta será levada a cada segmento, com o intuito de que todos os consumidores de cada meio específico recebam a mensagem da forma que mais consigam absorver o conteúdo.

Uma arte que esteja sendo distribuída na forma de um adesivo redondo personalizado pode passar a mesma mensagem que uma arte online.

Ademais, o objeto de consumo apresentado por esta arte pode aparecer de forma diferente em canais de televisão ou em outras opções midiáticas, mas é importante que a mensagem permaneça a mesma para que o público consiga se identificar com ela.

O consumidor que assiste TV não é o mesmo que busca ativamente conteúdo pela internet ou que acompanha jornais e revistas.

É importante que se faça um estudo de mercado para compreender a linha de pensamento de cada tipo de cliente, a fim de criar uma campanha que tenha um engajamento e apelo massivo, aproveitando cada experiência para atingir o resultado esperado.

A principal diferença entre as duas formas de transmissão de conteúdo está na consistência do material. 

Enquanto a transmídia depende da comunicação entre cada uma das mídias utilizadas, a crossmedia tem como objetivo alcançar os mais diversos públicos com a mesma mensagem, apenas traduzida para a linguagem que mais alcance os consumidores de cada mídia específica.

Um imã de geladeira em PVC pode ser parte integrante do conteúdo de divulgação de uma campanha crossmídia se ele representar um conteúdo que será espalhado em diversos canais de comunicação.

Mas também pode fazer parte de uma campanha transmídia se houver alguma interação entre o objeto e algum outro elemento da campanha, sendo ambos codependentes para a compreensão da mensagem.

Benefícios das campanhas crossmedia

Apresentação de uma estratégia de marketing.

É importante compreender os motivos que levam uma empresa a optar por este tipo de divulgação hoje em dia, onde a sociedade de consumo está cada vez mais ativa e em constante movimento.

É importante compreender que a identificação é um dos pontos chaves desse tipo de estratégia. Se o cliente, acostumado a acompanhar produtos online, deparar-se com um wobbler display em um estabelecimento físico, ele imediatamente se lembrará da arte que encontrou enquanto fazia uma pesquisa, colocando o produto em questão em evidência.

É muito provável que você encontre um aumento entre o público-alvo do empreendimento, uma vez que o aumento de interatividade, engajamento e alcance da marca são pontos chaves desse tipo de estratégia. 

É importante nesse momento compreender a importância de se conectar aos públicos envolvidos em cada tipo de mídia utilizada na campanha.

Algumas ações podem parecer custosas à primeira vista, mas a estratégia é possível para empresas de qualquer porte, adaptando as ideias de uma campanha de nível nacional e localizando melhor a estratégia de mercado.

Hoje em dia é possível direcionar suas propagandas digitais para o atendimento direto em sua região, que pode ser vinculado a criação de QR Codes interativos dentro da loja física e algumas interações com rádios e jornais locais, criando um sentimento de familiaridade.

Um backdrop portatil pode ser uma excelente ferramenta para participação de eventos e outras atividades públicas na cidade. 

Além de estampar as informações que você deseja passar para os clientes, ele pode conter informações representadas em outras mídias para que o público consiga reconhecer imediatamente seu empreendimento e o tipo de serviço prestado.

Quais mídias utilizar?

Alguns canais de comunicação acabam sendo mais procurados que outros, mas é importante conhecer suas opções para fazer as melhores escolhas na hora de divulgar seu negócio.

Adaptar a campanha crossmedia pode ser um trabalho complexo, mas as vantagens que a estratégia de marketing podem trazer acabam fazendo com que se torne uma ferramenta necessária para ampliar e estabilizar sua empresa.

1. Redes Sociais

As grandes aliadas do crossmedia são sem dúvida as redes sociais. Elas se tornaram nos últimos anos o grande trunfo do marketing digital,  servindo como plataforma para diversas interações.

O poder das redes sociais em levar conteúdo para clientes só aumenta, com um poder de integração entre cada rede cada vez maior. É importante levar em conta os efeitos de cada rede, encontrando a melhor forma de divulgar seus serviços.

Se você trabalha com conserto iphone tela quebrada, o ideal é buscar redes sociais com usuários do aparelho, assim você divulgará seu trabalho para o público correto.

2. Outdoor

Uma das maiores ferramentas de marketing ainda é a visualização direta. Ao optar por anunciar seu serviço em um outdoor, é importante compreender que os textos devem ser sucintos, uma vez que motoristas em veículos não terão muito tempo para ler o conteúdo da propaganda.

Neste caso, o apelo visual faz toda a diferença, contando com o apoio de outras mídias para detalhar o que sua empresa oferece. 

A localização é importante quando pensamos em propagandas através de outdoors. Quanto mais movimentada for a região onde o anúncio se encontra, maior será o apelo que ele irá causar.

Ao oferecer um produto como uma impressora de banner roland, é importante pensar no outdoor como uma ferramenta imediata, mostrando uma imagem do objeto de consumo ou uma chamada que instigue o consumidor a procurar mais em outras fontes, direcionando o cliente para seu negócio.

3. Mídia tradicional

Muitas pessoas ainda consomem televisão, jornais e revistas. Por esse motivo, a propaganda veiculada nestes canais ainda tem um retorno muito positivo. 

Inclusive, a televisão ainda é uma opção que custa muito, portanto é necessário um planejamento financeiro para definir se é a mais adequada das fontes de divulgação

As opções de horário de veiculação são muitas, mas é importante compreender o tipo de público que você alcançará dependendo do período de divulgação escolhido. Então, o ideal é compreender seu público e verificar qual dia e horário se adequa mais a sua necessidade.

Rádio, por outro lado, acaba sendo uma opção mais barata, mas deve ser planejado da mesma forma para atingir o máximo possível de pessoas. 

Horários de maior tráfego de veículos costumam ser picos de audiência em diversos canais de rádio, e uma análise mais aprofundada pode identificar o tipo de programação que atingirá sua clientela, permitindo que você busque o serviço mais assertivo para você.

4. Blogs

A informação é um dos principais chamarizes da internet. Sendo que a maioria das informações encontradas em sites de busca por pessoas ávidas por conhecimento, hoje em dia, são provenientes de blogs.

Estes veículos informativos costumam trabalhar de forma independente, muitas vezes em nichos específicos que alcançam uma maior gama de público especializado.

Investir em propagandas com blogs, normalmente, é uma opção de baixo custo e retorno satisfatório, principalmente se você tem algum tipo de negócio especializado em um nicho.

Criar um blog da empresa também é uma excelente opção de marketing. Neste veículo é possível difundir conhecimento acerca de seu empreendimento, desmistificando muitas informações para potenciais clientes e gerando uma base de relacionamento com seguidores do seu conteúdo.

Considerações finais

Uma empresa transportadora pequenas cargas utilizará diversos canais para difundir seu trabalho, gerando assim uma maior aceitação de público e mais clientes interessados.

Da mesma forma, uma multinacional pode usar isso de forma global para alcançar um grande público.

As campanhas crossmídia podem afetar desde grandes corporações até pequenos negócios, bastando compreender a necessidade de cada empreendimento e elaborando uma boa estratégia de marketing. 

Esse passo é fundamental para compreender onde iniciar sua busca por melhorias no crescimento empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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