terça-feira, 25 de agosto de 2020

As 10 principais plataformas CMS em 2020 e por que você deve usá-las

Este conteúdo apareceu primeiro em : qnax.com.br

Já se foram os dias em que era preciso escrever HTML manualmente e depois personalizá-lo com CSS. Claro, isso ainda é uma opção. Mas a maioria dos sites está usando algum tipo de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) atualmente. Aqui estão os principais CMS para 2020 e por que você deve considerá-los.

Você sabia que no início de 2020 havia mais de 1,7 bilhões de sites online? E mais da metade da população mundial agora usa a Internet para acessar esses sites. Não há sinais de que esses números começarão a diminuir também.

Agora é um momento fantástico para ter uma presença online. Esteja você tentando iniciar um blog, uma loja online ou um site de negócios completo, agora é mais fácil do que nunca pelo menos criar um site decente.

O tipo de CMS de site que você escolher será baseado em uma série de coisas. Alguns desses aspectos podem incluir certas coisas como facilidade de uso ou plug-ins disponíveis e opções de tema.

Com tudo isso dito, existem dezenas de plataformas CMS diferentes para você escolher. Tenho certeza de que você já ouviu falar de pelo menos alguns deles. Vamos dar uma olhada no que um CMS realmente é e, em seguida, falar sobre alguns dos melhores CMS para sites que estão disponíveis hoje.

 

O que é um CMS?

Simplificando, um CMS permite que alguém crie um site de trabalho profissional e em grande escala.

Quando você faz uma escolha entre algumas das principais plataformas CMS disponíveis, na verdade não precisa entender como um site funciona. Você recebe um modelo para trabalhar e, dentro desse CMS, pode realizar certas funções e construir um site.

Todas as melhores plataformas CMS têm seu próprio conjunto de modelos, temas, plug-ins e extensões. A liberdade que você tem para construir é baseada no que eles podem fazer, bem como no seu conhecimento remoto do CMS específico que você escolheu.

É importante entender que, embora todas as principais plataformas CMS forneçam a capacidade de criar sites sem precisar mexer no código, você ainda pode adicionar e subtrair seu próprio código e construir em torno do que está lá.

Claro, você precisará entender coisas como CSS, HTML e PHP. Mas essa é uma das grandes coisas sobre isso. Você começa a correr sem ter que usar código. Ou você pode aplicá-lo e adicionar ainda mais funcionalidades.

 

As 10 plataformas de CMS mais populares

Vamos dar uma olhada nas 10 principais plataformas CMS por participação de mercado. Isso deve dar uma boa ideia dos melhores disponíveis e por que você pode querer escolhê-los.

Nota: Estes não são necessariamente listados por participação de mercado. E não estamos incluindo sistemas hospedados autônomos, já que a maioria é restritiva às suas próprias redes. Ou seja, qualquer uma das plataformas abaixo pode ser facilmente migrada e movida sem muitos problemas, oferecendo a você controle total do seu site.

 

1. WordPress

Sim, muito provavelmente você já ouviu falar do WordPress. Isso deve ser aplicável mesmo se você for um iniciante. Basicamente, o WordPress domina a participação no mercado de sites ao vivo online. Na verdade, o resto das plataformas CMS nesta lista estarão muito mais próximas umas das outras em termos de participação de mercado. Se precisar saber como migrar o wordpress de hospedagem, clique neste link.

O WordPress se tornou o principal CMS do mundo por uma série de razões. Este CMS agora tem mais de 50% da participação no mercado online e nenhuma das outras plataformas chega perto.

Lembre-se de que a participação de mercado e o número de sites que usam o CMS são diferentes. No entanto, quase 36% dos sites online são executados na plataforma WordPress CMS. Isso leva à participação de mercado relevante listada acima.

As pessoas optaram por construir com o WordPress por uma série de razões. É um sistema de código aberto (como muitas das principais plataformas CMS nesta lista) e é muito amigável e fácil de aprender.

Existem milhares de temas e plug-ins gratuitos disponíveis para você escolher. Estes, além dos milhares de temas e plug-ins premium que você pode usar para construir um site.

A instalação do WordPress também é muito simples. Você pode usar um método de instalação com um clique fornecido pelo seu host ou pode instalá-lo manualmente.

A desvantagem do WordPress é que, embora seja amigável, a plataforma pode ser difícil de gerenciar em geral sem aprender algumas coisas.

 

2. Joomla

Em segundo lugar, com uma participação de mercado de cerca de 4,5%, está o Joomla. Indo para 2020, a participação de mercado geral do Joomla continua caindo com o tempo. Dito isso, a plataforma ainda é uma das principais plataformas de CMS disponíveis e ainda tem muitos seguidores. Com mais de 2,5 milhões de sites rodando em Joomla, não há sinal de que este CMS muito popular esteja indo a lugar nenhum.

Com tudo isso dito, o fato da questão é o seguinte, o Joomla realmente oferece um sistema de gerenciamento de usuário avançado que vem disponível fora da caixa. Joomla é realmente construído em torno de uma série de módulos e componentes. Eles também usam modelos em vez de temas.

Joomla é mais difícil de aprender do que WordPress, mas oferece mais flexibilidade na construção se você for capaz de aprender corretamente. Isso ocorre porque você não está preso a um determinado layout ou aparência de tema, já que pode usar os modelos e módulos para exibir tipos de conteúdo flexíveis de diferentes maneiras.

Começar a instalar o Joomla não é difícil. Como o WordPress, você pode usar um instalador de um clique fornecido em seu cPanel para instalar o CMS e começar a trabalhar com ele. Se quiser instalá-lo manualmente, você também pode fazer isso.

Joomla é um CMS de site sólido e definitivamente vale a pena dar uma olhada.

 

3. Drupal

O Drupal sem dúvida tem a base de fãs mais dedicada de todas as principais plataformas CMS disponíveis nesta lista. Este CMS do site detém cerca de 2,9% da quota de mercado CMS geral, mas esses 2,9% são muito fortes e muito dedicados à plataforma.

O Drupal realmente combina muito do que o WordPress e o Joomla oferecem ao tentar colocá-lo em uma plataforma de trabalho. Em geral, é muito bem-sucedido.

Como eu disse, ele não é nem de longe tão popular quanto algumas das outras plataformas CMS, mas oferece algumas vantagens exclusivas, como tipos de postagem personalizados flexíveis. O Drupal também oferece ao usuário muito controle com os 38.000 módulos e 2.700 temas que os desenvolvedores disponibilizam.

A plataforma Drupal também é fácil de instalar e ficar pronta para uso. Com mais de 1 milhão de sites usando o Drupal agora, ele deve permanecer uma das principais plataformas de CMS nos próximos anos.

 

4. Typo3

É um sistema muito profissional e flexível na hora de gerenciar o conteúdo. Typo3 foi desenvolvido com base na ideia de modularidade e diversidade.

É um script e uma plataforma fantásticos para executar, quer você queira um site de negócios de uma página ou um site de notícias baseado em conteúdo totalmente funcional.

Existem vários milhares de extensões disponíveis que você pode instalar e expandir facilmente. Precisa de uma galeria? Sem problemas. Quer abrir uma loja online? Eles também têm essa extensão.

Com muitos tipos de conteúdo e bom suporte, o Typo3 permite a criação de conteúdo estático e dinâmico. Este é definitivamente um CMS de ponta que vale a pena dar uma olhada.

 

5. Magento

Magento é uma plataforma de comércio eletrônico especificamente usada para construir lojas online e escrita em código PHP. É um software de código aberto gratuito, muito parecido com o WordPress e o WooCommerce.

Magento lhe dará a capacidade de aceitar pagamentos online, gerenciar produtos e manter contato com os clientes. No momento, mantém uma participação de mercado de 1,4%. Quando você pensa sobre isso, para um CMS de comércio eletrônico autônomo e gratuito, na verdade ele está indo muito bem.

Na verdade, existem um pouco mais de 250.000 sites online que usam Magento. Ainda mais impressionante é o fato de que o uso do Magento CMS está aumentando a uma taxa muito respeitável.

Você também pode instalar facilmente o Magento usando um método de instalação com um clique que pode ser encontrado em seu cPanel.

Este é um CMS muito respeitável e vale a pena dar uma olhada se você estiver interessado em colocar uma loja de comércio eletrônico em funcionamento e, ao mesmo tempo, ter liberdade para construir.

 

6. Abra Imóveis

O Open Real Estate permite que você crie um site imobiliário dinâmico com relativa facilidade. Usando essa plataforma CMS de ponta, você não precisa construir um site de imóveis e depois adicionar vários plug-ins de terceiros para que funcione corretamente.

Com uma interface fácil de usar e entender, Open Real Estate permitirá que você crie um site relacionado ao setor imobiliário usando suas ferramentas, módulos e funcionalidades.

O CMS oferece a capacidade de construir um site (seja um agente ou uma empresa) e, em seguida, conectar-se com proprietários e compradores de imóveis.

Ele fornece monetização fácil, módulo SEO e uma arquitetura totalmente modular. Se você está pensando em uma solução CMS especializada em sites imobiliários, então esta é uma opção que você deseja considerar.

 

7. OpenCart

Outra plataforma CMS de topo é o OpenCart. Esta instalação é particularmente desejável para construtores de sites que desejam instalar um sistema de comércio eletrônico muito robusto a um custo baixo.

O sistema é muito simples de instalar usando o instalador Softaculous de um clique. O CMS de código aberto é gratuito e, uma vez instalado, não é difícil de executar e usar.

Ele tem um back-end de gerenciamento de loja poderoso, toneladas de extensões e temas e uma comunidade robusta de suporte comercial e dedicado. Também oferece uma das melhores plataformas de comércio eletrônico otimizadas para SEO disponíveis.

A OpenCart, na verdade, detém quase 1% de participação no mercado online. É maior do que muitos pensam, provavelmente porque a solução de comércio eletrônico é tão simples de usar.

 

8. Serendipidade

O Serendipity não é tão conhecido como muitas das outras plataformas CMS. Dito isto, é um CMS muito leve (provavelmente o CMS mais leve da lista) e fácil de usar. O sistema é perfeito para pequenos blogs e oferece muitas funcionalidades.

Mesmo sendo leve, o Serendipity oferece configurações de cache dinâmico integradas para desempenho ideal. Como as outras plataformas CMS de nossa lista, o Serendipity também possui uma grande seleção de temas e plug-ins que o ajudarão a expandir e personalizar o site.

Talvez uma das coisas mais interessantes sobre esta plataforma é que você pode instalar mais de 120 plug-ins com apenas um clique. Isso dá a você acesso a tudo em um só lugar, permitindo que você construa e aprimore seu site na hora.

O que devemos lembrar sobre o Serendipity é que ele é definitivamente voltado para blogs menores. Se você está tentando expandir para um site de negócios orientado para o conteúdo, então você pode querer procurar outro lugar.

Bloggers, isto é para vocês.

 

9. Moodle

Moodle é um CMS que permite criar cursos de aprendizagem online. Eles são valiosos para educadores e institutos que tentam criar cursos online para as pessoas acessarem facilmente.

Este é outro sistema de código aberto que é apoiado por uma comunidade global muito diversificada. Ele fornece aos usuários acesso a um vasto fórum online e seção da comunidade que está disponível em dezenas de idiomas diferentes.

O Moodle é a plataforma CMS superior que existe se você estiver procurando por algo que permita colaborar e construir um ambiente de aprendizagem dinâmico. A plataforma não é difícil de usar e tem muitos recursos para ajudá-lo a construir o site que você imagina.

 

10. PrestaShop

Chegando ao número 10 e completando esta lista das principais plataformas CMS para 2020 está o PrestaShop. Com uma participação de mercado de 1%, o PrestaShop pode ser facilmente instalado em apenas alguns minutos.

Muito parecido com o Magento, o PrestaShop oferece a quem quiser usá-lo uma solução pronta que lhe permitirá criar e administrar uma loja online.

Esta também é uma solução de eCommerce de código aberto que é escrita em PHP, bem como alguns dos predecessores acima. Dá a você a capacidade de personalizar completamente sua loja e site sem ter que tocar em nenhum tipo de código.

Toda a configuração é extremamente fácil de usar e está disponível em 75 idiomas diferentes. Definitivamente vale a pena dar uma olhada no PrestaShop.

 

Conclusão

Com o passar dos anos, é sempre divertido ver o que todas as principais plataformas de CMS estão fazendo e o que fizeram para competir umas com as outras no ano anterior. Dito isso, está claro agora que o WordPress é de longe o mais popular e, indiscutivelmente, o melhor CMS em geral.

Se você olhar apenas para estatísticas, verá que é WordPress e todo mundo. Não é provável que isso mude tão cedo. No entanto, existem muitas opções excelentes disponíveis para você.

Se você não está interessado nos meninos do pântano, o resto desta lista oferece muitas alternativas.

Realmente depende do tipo de site que você deseja ter. Se você deseja o máximo de liberdade para design e funcionalidade, WordPress, Joomla, Drupal, Magento e PrestaShop são provavelmente as escolhas para você.

Uma última coisa que quero que você lembre e considere. Quando você constrói um site em um sistema de código aberto, pode levá-lo para qualquer lugar. Ou seja, você pode mover os provedores de hospedagem de sites e apenas pegar o banco de dados e os arquivos do site. (Veja um comparativo entre Hostinger e Hostgator)

Divirta-se, verifique todas as principais opções de plataforma CMS disponíveis e veja qual você mais gosta.

The post As 10 principais plataformas CMS em 2020 e por que você deve usá-las appeared first on Especialista em Servidor Dedicado com Implementações Personalizadas | Qnax.


As 10 principais plataformas CMS em 2020 e por que você deve usá-las posted first on your-t1-blog-url

Nenhum comentário:

Postar um comentário