segunda-feira, 6 de julho de 2020

Como encontrar e corrigir erros 404 no site

O QUE É UM ERRO 404 OU “PÁGINA NÃO ENCONTRADA”?

Um erro http 404 ou “página não encontrada” é o código de status que retorna o servidor do seu site para o navegador no qual os usuários tentam acessar um URL específico do seu domínio que, devido ao problema, não foi encontrado e, portanto, não há conteúdo para mostrar ao visitante.
Em outras palavras, uma vez que a página para a qual o URL leva não existe, devido a um link quebrado, porque a sintaxe do URL está incorreta ou porque esta página não existe diretamente.
Nunca devemos esquecer que qualquer item ou caractere de um endereço da Web que não coincida corretamente com o original enviará os usuários a um endereço diferente. Dessa forma, se esse outro não existir, esse aviso será gerado.
Esta é a principal razão pela qual é tão importante personalizar esta página.
Em outros termos mais técnicos, isso significa que o navegador conseguiu encontrar o servidor em que o domínio está hospedado, mas, no entanto, não conseguiu encontrar o endereço da Web ou URL exato que você está tentando acessar.

PORTANTO, SE MINHA WEB APRESENTAR UM AVISO DESSE TIPO, COMO POSSO FORNECER UMA SOLUÇÃO?

Tendo em mente que você acabou de entender a definição exata desse tipo de aviso, é óbvio que, se você está sofrendo ou já sofreu com ele, deseja encerrá-lo, dado o dano que sofreremos falar sobre mais tarde.

COMO RESOLVER UM ERRO HTTP 404 E COMO PERSONALIZAR A SUA PÁGINA “ARQUIVO NÃO ENCONTRADO”?

Conforme explicado a você na definição, este é um código de status HTTP, que indica que o host conseguiu se comunicar com o servidor, mas que não há nenhum recurso solicitado.
Você quer um exemplo? Aqui está: se você tentar acessar o URL ” http : // wikipedia org xyzjk “, você encontrará a Wikipedia, mas quase certamente seu servidor retornará uma página de aviso com este código HTTP, sobre o qual estamos falando neste guia.
Esse problema não deve ser confundido com “Erro 500 ou servidor da Web não encontrado” ou outros semelhantes, nos quais é indicado que não foi possível estabelecer uma conexão com o servidor em que o domínio do site que estamos procurando está hospedado.
Em resumo, a definição é clara, é um código de estado http incorreto e deve ser corrigido, ou seja, se um URL não existir é porque foi removido pelo criador da Web ou porque o usuário digitou o URL errado. Mas, vamos ver isso com mais detalhes:

POR QUE ESSES ERROS 404 OCORREM AO ACESSAR UMA PÁGINA?

Imagine que você pretende entrar em uma loja física durante o horário de trabalho e que, ao tentar fazê-lo, a encontra fechada sem um sinal de “voltaremos”. Isso pode criar frustração, não pode?
Vou dar outro exemplo: você acessa essa loja, mas depois de um tempo vê que ninguém atende você … a única opção que resta é ir de onde você veio, descartando a ideia de comprar esse produto .
Esse símile é uma representação do que acontece quando um usuário encontra esse tipo de erro em uma Web que não é personalizada e não oferece alternativas de navegação.
Isso não precisa acontecer com você, porque, embora esses avisos sejam quase inevitáveis ​​para tê-los na página, como você verá, eles podem ser resolvidos e reduzidos para quase 100% de uma maneira muito simples.

E SE EU NÃO CONSEGUIR RESOLVER COMPLETAMENTE ESSE PROBLEMA?

Nesse caso, você precisa ter, como eu disse, uma página bem personalizada para que o usuário não faça o mesmo que no exemplo da loja física que eu lhe disse anteriormente.

MOTIVOS PELOS QUAIS ESSES CÓDIGOS DE STATUS 404 SÃO PRODUZIDOS NO GOOGLE

Esses avisos ocorrem por vários motivos:
  • O proprietário do site removeu o URL que você deseja acessar, para que ele não exista mais. Isso gera esse aviso de pesquisa sempre que o usuário ou o Google tenta acessar o URL excluído.
  • O usuário, ao inserir um determinado URL no mecanismo de pesquisa, o grava incorretamente . E como esse endereço nunca foi registrado, é impossível acessá-lo.

CONSEQUÊNCIAS DE UM ERRO HTTP 404 APARECENDO NO SEU SITE

Não é bom ter esse tipo de anúncio em uma Web por vários motivos:
  • Isso gera uma falta de profissionalismo e rejeição no usuário: se ele não encontrar o que está procurando, é muito provável que ele feche a guia e vá para o resultado da competição se você não oferecer outra alternativa.
  • Perda de seguidores ou vendas: se você não oferecer ao usuário, depois de acessar a página errada, um menu para percorrer, um botão para acessar outra parte da web como alternativa, um mecanismo de pesquisa ou outro produto similar, você estar perdendo vendas (e ainda mais se for um comércio eletrônico).
  • Prejuízos no vel do SEO: O Google não gosta deles, porque pensa na experiência do usuário e deseja que tudo funcione perfeitamente.
Além disso, se as aranhas do Google detectarem essas “desvantagens”, elas diminuirão seu domínio nos resultados do SERP e, se o usuário acessar e sair, haverá uma recuperação, causando um dano duplo no nível de SEO.
Nesses casos, é muito importante supor que você trabalhe com o WordPress, ter um modelo de qualidade instalado e que, por padrão, tenha uma página de aviso desse tipo, configurada e explicando ao usuário o que aconteceu.
Dessa forma, basta que o usuário entenda por que ele não conseguiu acessar as informações que estava procurando.
Caso contrário, você deve tomar medidas e, acima de tudo, garantir que o site tenha o menor número possível de erros.
Vemos como conseguir isso?

COMO POSSO COLOCAR UMA SOLUÇÃO PARA OS ERROS 404 DENTRO DO MEU SITE?

Para detectar esse tipo de página não encontrado, existem várias ferramentas como o Screaming Frog ou a própria ferramenta Google Search Console. Eu recomendo os dois, pois eles oferecem dados muito precisos.
O Screaming Frog é uma ferramenta gratuita (até 500 URLs), que analisará seu site internamente, mostrando os códigos de status 200 (correto) e 404 que, por algum motivo, não são páginas corretas.
Uma das principais razões pelas quais uma Web pode gerar esses chamados “Arquivos não encontrados” desde o início é não se lembrar de marcar a opção nas configurações do WordPress para desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar conteúdo.
Quando uma pessoa cria um site, ela pode fazer alterações no URL ou remover as páginas que originalmente pensava que desejavam. Se essa caixa estiver desmarcada, o Google indexará essas páginas.
Então, quando você os remover mais tarde, já terá problemas desse tipo.
O que fazemos com esses erros? Existem várias maneiras de corrigi-los , algo que vou falar abaixo:

COMO FAÇO PARA REMOVER UM ERRO 404 DO GOOGLE SEARCH CONSOLE?

Para remover um URL ou conteúdo da Pesquisa Google de maneira permanente: Execute uma das seguintes ações para remover a página permanentemente: Remova ou atualize o conteúdo do seu site (imagens, páginas e diretórios) e verifique se o servidor da Web retorna um código de status HTTP 404 (Not Found) ou 410 (Gone) .

O QUE ACONTECE SE VOCÊ ACESSAR O SEARCH CONSOLE E TIVER MILHARES DE ERROS 404?

Imagine agora que você deve executar esse processo um por um quando um site tiver milhares de problemas desse tipo.
Para evitar isso, deixo este vídeo para você, onde você pode ver como remover esses “erros http 404” de forma maciça e automática e, dessa forma, entenderá o processo de remoção de URLs no Search Console.
O Google Search Console é uma ferramenta fantástica que você deve verificar periodicamente para verificar se há novos problemas desse tipo.
Deixo outra alternativa para lidar com avisos ou problemas:

EXECUTAR UM REDIRECIONAMENTO 301

Essa solução é bastante usada e o Google gosta, mas você deve estudar se quiser fazê-lo e ter em mente que as informações do novo URL ao qual o conteúdo será vinculado estão relacionadas e se encaixam bem no contexto da página de destino. 
Imagine que um URL não existe mais e ele falou sobre “os melhores lugares para ir nas férias de verão”. Ao mesmo tempo, em seu blog você tem um post sobre “os melhores lugares da praia”.
Fazer um redirecionamento para esse outro conteúdo faz sentido.
Em caso de dúvida sobre a remoção ou redirecionamento, é necessário verificar se o URL antigo possui links, visitas, está moderadamente bem posicionado no Google e está interessado em aplicar esse redirecionamento.
Não se trata de redirecionar para redirecionar. Essa ação precisa ter sua lógica. Não vincule tudo à página inicial, se você não tiver uma página semelhante; ou não redirecione uma postagem para uma categoria de produto, por exemplo, transferindo autoridade.
Faça isso de uma maneira que faça sentido.

NESTE CASO, COMO POSSO FAZER ESSE TIPO DE REDIRECIONAMENTO?

Os redirecionamentos 301, para exemplos como os anteriores, nos quais você deseja evitar um 404, podem ser feitos de duas maneiras:
  • Manualmente no htaccess do painel de hospedagem, usando o código:
    Redirect 301 /best places-vacations https : // tuweb com mejores – lugares – playa
  • Usando um plugin como o “Redirection” para WordPress. Ele detecta o redirecionamento automaticamente, pois você só precisa incluir no campo atribuído o novo endereço para o qual ele apontará e estará pronto: o URL antigo já terá um destino.
Como você pode ver, não é bom ter erros 404 na Web, mas eu já lhe disse que tê-los é quase inevitável; portanto, além de ter esse problema, seu site foi projetado para que o usuário não saia e realizar algum tipo de ação positiva, muito melhor.
Se você já tomou a decisão de limpar esse tipo de anúncio negativo, evite a exibição de mais anúncios e, se ocorrerem, precisará ter uma página personalizada bem projetada.
Isso é fundamental e você precisa ser claro.

POR QUE É IMPORTANTE TER UM DESIGN DE PÁGINA DE ERRO 404?

Se o usuário acessar seu site de alguma forma esperando encontrar informações ou um produto e acessar um URL não endereçado que nem mostre nenhum aviso e acessar uma página em branco (Arquivo não encontrado) sem um mecanismo de pesquisa “triste”, você deixa esse usuário ou cliente desaparecer (para sempre).
Existem modelos que, por padrão, mostram esse erro ao usuário e oferecem alternativas para que o usuário não abandone, como é o caso da inclusão de um mecanismo de pesquisa. Em certos casos, isso pode ser mais do que suficiente, mas às vezes você precisa de algo mais.
Nesse URL, você pode incluir ações que podem ser muito interessantes, como mostrar o conteúdo mais popular, os artigos mais recentes publicados no blog do seu negócio on-line, informações sobre o produto, vídeos, formulário de contato, boletins de inscrição etc.
Mas cuidado, não abuse, colocando produtos de venda, se não prosseguir, ou o resultado pode ser o oposto do que você está procurando…

EXEMPLOS DE PÁGINAS “ERRO 404” BEM PERSONALIZADAS

Uma página de erro detalhada pode dizer muito sobre o seu site. Veja estes exemplos de um “erro HTTP 404”.
Você abandonaria a página ou navegaria nela? Ou seja, faça todo o possível para que o cliente nunca saia do domínio em que está navegando.
Estes são alguns dos melhores exemplos:

VUELING

Página personalizada Vueling 404
A Vueling aceita com humor e usa a página de erro 404 para mostrar opções de destinos diferentes, como casa, procurar um voo ou ir para a página de contato.

AVES COM RAIVA 

Página personalizada Angry Birds 404

A teia de jogos para os pássaros irritados móveis mostra uma imagem engraçada com um simples botão de acesso à Casa.
O site da Amazon faz a mesma opção de acesso à página inicial, não é o caso da Coca Cola, por exemplo, que por algum motivo comete o erro de redirecionar diretamente para a página inicial.

LEGO

Página personalizada Lego 404
A empresa de brinquedos deixa claro ao visitante o erro que ocorreu em seu site.
Nesse caso, ele usa seus próprios brinquedos para indicar que não conseguiu encontrar o que estava procurando. O menos original!

QNAX

Página personalizada Qnax 404
Os caras da Qnax também usam muito bem a técnica comentada, pois personalizaram totalmente esse URL, por meio de uma imagem na qual é possível ver o personagem, o que simboliza o que aconteceu.
Eles permitem navegar pelo menu principal.

COMO CRIAR UMA PÁGINA DE “ERROR 404” PERSONALIZADA?

Para fazer esse processo, existem várias maneiras de fazê-lo: tecnicamente ou através de um plugin. A última é a opção mais fácil e a recomendada para velocidade e resultados.
Se você não tem algum conhecimento de codificação, o melhor é optar pelo plug-in e pronto. Veja como criar esse tipo de página e adaptá-lo ao seu site.

COMO CRIAR A PÁGINA DE “ERROR 404” USANDO O SEU PAINEL DE CONTROLE DE HOSPEDAGEM?

Se o seu modelo não incluir, por padrão, a “página de erro 404.php”, é necessário que pelo menos ofereça um aviso ao usuário e não o erro “Arquivo não encontrado”, sobre o qual falamos anteriormente e que causa tal uma imagem ruim no leitor.
Para fazer isso, você pode criar um design de aviso simples no painel de controle do seu serviço de hospedagem habitual.
Isso, a menos que você conheça um pouco de código HTML ou CSS, será difícil fornecer uma aparência muito atraente, mas pelo menos você evitará a página em branco que pode confundir o usuário.
Para executar esse processo, acesse seu servidor, tome como exemplo o administrador do cpanel (dependendo do servidor pode ser outro) e acesse a opção “Avançado> páginas de erro”.
Escolha na guia o domínio em que você trabalhará nessa página personalizada e, no formato HTML simples, você poderá criá-la.
Basta clicar em salvar e pronto, uma página de erro será criada no seu site e você poderá testá-la inserindo o URL errado no mecanismo de pesquisa do seu site.
Ao acessar o resultado da nova página criada, você verá que o design é muito básico, mas poderá personalizá-lo um pouco mais no nível do usuário se acessar a opção do gerenciador de arquivos.
Para fazer isso, selecione a pasta em questão criada e, se você clicar em “editar em HTML”, poderá personalizá-la um pouco mais através de cores, fontes, botões, etc.
Com esta função, você verá melhor.

► O QUE DEVO FAZER SE MEU MODELO JÁ INCLUI UM “404.PHP”?

Se o seu tema incluir essa pasta, talvez seja mais do que suficiente para ficar calmo, pois o usuário geralmente verá um aviso de que o destino não existe e terá alternativas de navegação.
Além disso, faça um teste com um URL incorreto, para ver o que mostra sua Web, para que você possa verificar se realmente possui essa pasta.
Para personalizá-lo, no administrador do WordPress, vá para “Aparência> Editor” e localize essa pasta. Você pode editá-lo para parecer melhor tudo o que quiser.
A execução desta tarefa é complexa, pois você precisa ter conhecimento da linguagem “php”, mas em alguns modelos você pode modificar o texto simplesmente alterando a linha.
Sempre que você fizer esses tipos de alterações no editor, faça um backup primeiro, especialmente se você não tiver conhecimento avançado.

COMO PERSONALIZAR A PÁGINA “ERRO 404 NÃO ENCONTRADO” COM UM PLUG-IN?

Se os outros dois métodos parecerem complicados e você quiser obter um design muito atraente de uma maneira simples, um plugin do WordPress como a “página 404” pode ser a solução.
Esta é sem dúvida a opção mais fácil e personalizável para qualquer usuário que não tenha conhecimento avançado ou queira economizar tempo e trabalho.
A melhor coisa sobre esse software é que ele não tem solicitações adicionais para o servidor, para não prejudicar a velocidade de carregamento do seu site.
Isso permitirá que você crie uma página com o editor do WordPress. Ou, melhor ainda, permite que, depois de projetar a página que você gosta com um construtor de Web, você possa atribuí-la como destino quando o problema com o qual estamos lidando hoje ocorrer.
Como você pode ver, isso oferece muitas possibilidades, pois você poderá fazer o que vier à sua mente de maneira simples e intuitiva.
Depois de criar sua página, a operação é muito simples.
Instale e ative o plug-in e você simplesmente terá que atribuir a página recém-criada na guia Opções. Se você tentar e digitar o URL errado agora, verá o design criado e adeus ao problema!

CONCLUSÃO

O que você achou deste guia sobre esse tipo de problemas em uma Web?
Como você viu, criar uma página desse tipo, configurá-la ou projetá-la é uma tarefa que deve ser realizada “quase por obrigação”.
Se o seu site tiver um erro do tipo “404 não encontrado” com mais razão, você precisará encontrar uma solução usando as dicas deste tutorial.
Além disso, é uma ótima oportunidade para oferecer ao usuário outras alternativas quando ele acessar o site e não encontrar o que está procurando, percorrer sua Web para que ele não o deixe sem fazer algo.
Você já sabe como configurar sua página, projetá-la de uma maneira simples ou dar imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário